Chocolate escuro é carregado com nutrientes que podem afetar positivamente a sua saúde.

Feita a partir da semente do cacau, é uma das melhores fontes de antioxidantes do planeta.

Estudos mostram que o chocolate escuro (não a porcaria açucarada) pode melhorar a sua saúde e reduzir o risco de doença cardíaca.

Este artigo analisa 7 benefícios para a saúde do chocolate escuro ou cacau que são apoiados pela ciência.

Muito Nutritivo

Se você comprar chocolate escuro de qualidade com um alto teor de cacau, então ele é realmente bastante nutritivo.

Ele contém uma quantidade decente de fibra solúvel e é carregado com minerais.

Uma barra de 100 gramas de chocolate preto com cacau de 70-85% contém:

  • 11 gramas de fibra
  • 67% da IDR para o ferro
  • 58% da IDR para o magnésio
  • 89% da IDR para o cobre
  • 98% da IDR para o manganês
  • Ele também tem abundância de potássio, fósforo, zinco e selênio

Claro, 100 gramas (3, 5 onças) é uma quantidade bastante grande e não algo que você deve estar consumindo diariamente. Todos estes nutrientes também vêm com 600 calorias e quantidades moderadas de açúcar.

Por esta razão, o chocolate negro é melhor consumido com moderação.

O perfil de ácidos graxos de cacau e chocolate escuro também é excelente. As gorduras são na sua maioria saturadas e monoinsaturadas, com pequenas quantidades de gorduras poli-insaturadas.

Ele também contém estimulantes como cafeína e teobromina, mas é improvável que mantê-lo acordado à noite, uma vez que a quantidade de cafeína é muito pequena em comparação com o café.

Fonte poderosa de antioxidantes

ORAC significa “capacidade de absorção de radicais de oxigénio”.”É uma medida da actividade antioxidante dos alimentos.

Basicamente, os pesquisadores colocam um monte de radicais livres (ruim) contra uma amostra de um alimento e ver quão bem os antioxidantes no alimento pode “desarmar” os radicais.

A relevância biológica dos valores ORAC é questionada, porque é medida em um tubo de ensaio e pode não ter o mesmo efeito no corpo.

No entanto, vale a pena mencionar que os grãos de cacau crus e não transformados estão entre os alimentos com maior pontuação que foram testados.

O chocolate negro é carregado com compostos orgânicos que são biologicamente ativos e funcionam como antioxidantes. Estes incluem polifenóis, flavanóis e catequinas, entre outros.

Um estudo mostrou que o cacau e o chocolate negro tinham mais actividade antioxidante, polifenóis e flavanóis do que quaisquer outros frutos testados, incluindo mirtilos e bagas de açaí.

Pode melhorar o fluxo sanguíneo e a pressão arterial baixa

Os flavanóis no chocolate escuro podem estimular o endotélio, o revestimento das artérias, para produzir óxido nítrico (NO).

Uma das funções do NO é enviar sinais para as artérias para relaxar, o que reduz a resistência ao fluxo sanguíneo e, portanto, reduz a pressão arterial.

Muitos estudos controlados mostram que o cacau e o chocolate escuro podem melhorar o fluxo sanguíneo e a pressão arterial mais baixa, embora os efeitos sejam geralmente leves.

No entanto, um estudo em pessoas com pressão arterial elevada não mostrou efeito, por isso tome tudo isso com um grão de sal.

Aumenta as HDL e protege as LDL da oxidação

O consumo de chocolate escuro pode melhorar vários fatores de risco importantes para doenças cardíacas.

Num estudo controlado, verificou-se que o cacau em pó diminui significativamente o colesterol LDL oxidado no homem. Também aumentou as HDL e reduziu as LDL totais para os doentes com colesterol elevado.

LDL oxidado significa que o LDL (colesterol”mau”) reagiu com radicais livres.

Isto torna a própria partícula LDL reativa e capaz de danificar outros tecidos, tais como o revestimento das artérias no seu coração.

Faz todo o sentido que o cacau reduza a oxidação do LDL. Contém uma abundância de antioxidantes poderosos que o fazem entrar na corrente sanguínea e proteger as lipoproteínas contra danos oxidativos.

O chocolate preto também pode reduzir a resistência à insulina, que é outro fator de risco comum para muitas doenças como doenças cardíacas e diabetes.

Fonte: https://amochocolate.net/