Os ovos estão entre os alimentos mais nutritivos do planeta.

Na verdade, um ovo inteiro contém todos os nutrientes necessários para transformar uma única célula numa galinha inteira.

No entanto, os ovos têm uma má reputação porque as gemas são altas em colesterol.

Mas o colesterol não é assim tão simples. Quanto mais comeres, menos o teu corpo produz.

Por esta razão, comer alguns ovos não vai causar um aumento elevado nos níveis de colesterol.

Este artigo explica este processo e discute quantos ovos você pode comer com segurança por dia.

Como O Seu Organismo Regula Os Níveis De Colesterol

O colesterol é frequentemente visto como negativo.

Isto deve-se ao facto de alguns estudos terem associado níveis elevados de colesterol à doença cardíaca e à morte precoce. No entanto, a evidência é mista (1 fonte fidedigna, 2 fonte fidedigna).

A verdade é que o colesterol desempenha uma função muito importante no seu corpo. É uma molécula estrutural que é essencial para cada membrana celular.

Também é usado para fazer hormônios esteroides como testosterona, estrogênio e cortisol.

Dado o quão importante é o colesterol, o seu corpo desenvolveu formas elaboradas para garantir que ele sempre tem o suficiente disponível.

Como obter colesterol da dieta nem sempre é uma opção, seu fígado produz o suficiente para atender às necessidades do seu corpo.

Mas quando se come muitos alimentos ricos em colesterol, o fígado começa a produzir menos para evitar que os níveis de colesterol se tornem excessivamente altos.

Portanto, a quantidade total de colesterol no seu corpo só muda muito pouco, se é que muda. O que muda é a sua origem-a sua dieta ou o seu fígado.

No entanto, deve evitar comer quantidades excessivas de colesterol se os seus níveis sanguíneos forem aumentados. Uma ingestão elevada pode causar um aumento moderado dos níveis de colesterol no sangue.

O que acontece quando as pessoas comem vários ovos inteiros por dia?

Durante muitas décadas, as pessoas têm sido aconselhadas a limitar o seu consumo de ovos — ou pelo menos de gemas de ovos.

Um único ovo de tamanho médio contém 186 mg de colesterol, o que corresponde a 62% da dose diária recomendada (DDR). Em contraste, o branco é principalmente proteína e baixo no colesterol.

As recomendações comuns incluem um máximo de 2-6 gemas por semana. No entanto, falta apoio científico a esta limitação.

Alguns estudos examinaram os efeitos dos ovos nos níveis de colesterol.

Estes estudos dividiram as pessoas em dois grupos — um grupo comeu 1-3 ovos inteiros por dia, enquanto o outro comeu outra coisa, como substitutos de ovos.

Ovos e doenças cardíacas

Vários estudos examinaram o consumo de ovos e o risco de doença cardíaca.

Muitos destes são estudos observacionais em que grandes grupos de pessoas são seguidos por muitos anos.

Os investigadores utilizam então métodos estatísticos para determinar se certos hábitos — como a dieta, o tabagismo ou o exercício — estão ligados a um risco reduzido ou aumentado de certas doenças.

Estes estudos — alguns dos quais incluem centenas de milhares de pessoas — mostram consistentemente que as pessoas que comem ovos inteiros não são mais propensos a desenvolver doenças cardíacas do que aqueles que não o fazem.

Alguns dos estudos até mostram um risco reduzido de acidente vascular cerebral.

No entanto, esta pesquisa sugere que as pessoas que têm diabetes tipo 2 e comer um monte de ovos têm um risco aumentado de doença cardíaca.

Um estudo controlado em pessoas com diabetes tipo 2 revelou que comer dois ovos por dia, seis dias por semana, durante três meses, não afetou significativamente os níveis lipídicos no sangue.

Os efeitos na saúde também podem depender do resto da sua dieta. Em uma dieta de baixo teor de carboidratos — que é a melhor dieta para pessoas com diabetes-os ovos levam a melhorias nos fatores de risco de doenças cardíacas.

Fonte: http://ovo.blog.br/como-fazer-ovo-cozido/