Lembro-me de começar no meu primeiro emprego, e de passar pela provação honrada de ser exibida pelo escritório para conhecer a equipe.

Duas apresentações em particular destacaram − se-e continuam a fazê-lo, depois de todos estes anos. Primeiro, conheci o Gerente da equipa, Andrea. Ela levantou-se quando eu entrei, sorriu e ofereceu-me a mão em namastê o que é. Ela fez uma rápida referência à faculdade onde eu estava, o que mostrou que ela se lembrava da minha entrevista, pelo menos, e pediu desculpas por não ter mais tempo para conversar, enquanto ela estava a caminho de uma reunião.

Um pouco mais tarde conheci o Chris. O Chris inclinou-se para a cadeira, mãos atrás da cabeça. Ele olhou para cima e para baixo, levantou uma sobrancelha, e disse, ” Bem, acho que você apareceu, pelo menos.”As delicadezas concluíram, ele voltou para o seu ecrã.

Adivinha em quem decidi que seria aquele em quem confiar e admirar? Ali mesmo e depois.

As primeiras impressões importam. Não são as únicas coisas que contam para uma boa reputação no local de trabalho, mas podem ter um impacto desproporcional. Acerte-os, e você vai estabelecer uma relação muito mais fácil com colegas de equipe, clientes e fornecedores. Se os enganares, vais acabar por te pôr em dia.

Tente estas dicas para cumprimentar alguém novo no trabalho.

Levante-se

Quando estiveres a cumprimentar pessoas novas, fá-lo Cara a cara. É educado e mostra respeito. Isso significa que você os considera importantes o suficiente para mudar sua posição física para eles. Ele também ajuda você a fazer contato visual.

Olhe nos olhos

Fazer contacto visual indica comprometimento e foco. Mostra que estás interessado na outra pessoa. Olhar para os sapatos, o relógio, ou o telemóvel mostra o contrário, e sugere a retirada. Usa uma linguagem corporal positiva.

Sorri (e o mundo sorri contigo)

Mesmo que estejas a carregar as aflições do mundo nos teus ombros, tenta parecer feliz por ver o teu novo conhecido. Um sorriso é acolhedor e inclusivo.

Tome a iniciativa com um aperto de mão

Aproxima-te da pessoa que estás a cumprimentar e estende a tua mão. Vai achar-se confiante e assertivo, não agressivo. Não esperes que a outra pessoa assuma a liderança.

Mantenha-o simples: agitar firmemente, mas evitar o ” punho da morte.”Um” peixe mole ” deixa uma impressão igualmente fraca. E mantenha a mão livre ao seu lado: bombear com duas mãos e mãos nos ombros são estritamente para políticos.

Diga quem é

Melhor ainda, diz Porque estás lá e o que fazes. “Olá, sou a Paula” é um começo. “Olá, sou a Paula. Sou gerente de conta da equipa de sucesso do cliente. Como posso ajudar?”é realmente útil, e mostra que você está fazendo o esforço.

Observar a hierarquia

Se vais fazer as apresentações, lembra-te da etiqueta do negócio. Apresenta menos idosos a mais idosos. Começa pelo nome da pessoa mais velha, depois apresenta-lhes a pessoa mais nova.

Acertar no jogo do nome

Certifica-te que te lembras do nome de alguém a quem foste apresentado, e usa o nome como deve ser. É melhor pedir à pessoa para repetir o nome do que continuar usando uma versão incorreta.

Espere pela permissão antes de usar o primeiro nome de alguém. É respeitoso. Algumas pessoas não gostam da informalidade desde o início, e pode ser visto como culturalmente insensível.